Pedagogia Sistêmica

Devido aos inúmeros comentários de pessoas que buscam uma melhoria na Educação e querem compreender o trabalho da Pedagogia Sistêmica, decido ampliar esses horizontes aqui no Brasil. A “Pedagogia Sistêmica”, originou-se a partir dos trabalhos do filósofo e professor alemão Bert Hellinger. Sua carreira como missionário católico na África do Sul durante quase 20 anos, lecionando em escolas para os zulus, durante o regime do apartheid colocaram-no em uma perspectiva ímpar para identificar questões de conflito e consciência.

Aos poucos, temas como paternidade, auto-estima, a transcendência, a relação do casal e sua ligação com a adolescência; sexualidade, divórcio, a dor causada pela perda, a importância de se chegar a acordos; a relação entre a adolescência, a inteligência emocional, terapia familiar e projeto de vida são transformados a partir da utilização da técnica, seja com gestores escolares, o corpo docente, pais e alunos. Com este trabalho, é possível redescobrir que o ensino provém da escola e os pais são responsáveis pela educação, sendo assim, a escola funciona na educação juntamente com os pais e estes, por sua vez, são capazes de fazer contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.

angelica-olveraBert Hellinger em seu desenvolvimento pessoal, estudou e praticou uma vasta gama de abordagens psicoterapêuticas, a saber: psicanálise, análise transacional, hipnoterapia Ericsksoniana, terapia primal, Gestalt, esculturas familiares, análise de histórias, etc. Seus trabalhos o levaram a descobrir a natureza da consciência pessoal e certas leis inconscientes que ditam o comportamento humano em grupos familiares e sociais, as quais denominou “ordens do amor”.

Mais tarde, diversos professores e pedagogos iniciaram a aplicação do método na área educacional, sendo a contribuição mais relevante feita inicialmente por Mariane Franke-Gricksh a qual escreveu um livro denominado “Você é um de nós” (publicado no Brasil pela Editora Atman). Depois disso a abordagem se difundiu pelos países de fala espanhola, especialmente o México e a Espanha.

A Pedagogia Sistêmica inicia-se no ano 2000; um novo enfoque, num novo milênio que se baseia no natural da vida e nos elementos que anteriormente não tinham sido observados dentro de um sistema que está inter-relacionando-se totalmente, um com outro. Refiro-me ao sistema educativo, ao sistema familiar e ao sistema social.

Como menciona Marianne Franke Gricksch, em 2006 a transferência da visão sistêmica da terapia familiar para a docência, permite perceber as pessoas não como indivíduos isolados, mas como parte de uma estrutura inter-relacionada. Hellinger assinala que, a nível subconsciente, participamos na trama familiar e de seu destino coletivo. As constelações familiares permitem revelar o fato de que fazemos parte de uma grande alma que compreende a todos os membros da família, sujeitos a um ordem essencial. Tem-se que encontrar e respeitar tal ordem para que encontremos nosso lugar dentro da nossa família, respeitando o destino dos outros membros dessa família. O respeito e o amor à família não são um sentimento, constituem uma postura baseada em princípios que geralmente não é consciente. Nossa inclusão nessa grande alma é um senão, e nós nos encontramos sujeitos ao nosso destino familiar. Nisto se baseia o enfoque sistêmico-fenomenológico.

Angélica Olvera é a criadora da Pedagogia Sistêmica com abordagem Bert Hellinger®, aplicada à educação a nível internacional, e desde 1999, tem sido associada a Hellinger para compartilhar seus ensinamentos em diferentes países através de experiências pessoais muito enriquecedoras. Estendeu a aplicação da teoria de sistemas para alunos, professores e pais, entre os quais os benefícios atingem níveis extraordinários. Seu primeiro livro é “O sucesso é a sua história” (2009). É reconhecida como uma tenaz visionária e profundamente comprometida com a educação para a vida, foi premiada com vários pesquisadores, em prêmios nacionais e internacionais. 

Essencialmente, como professores, precisamos tomar nossos pais em nosso coração, e daí, se abre a sensibilidade, mas junto com a sensibilidade, uma outra ferramenta fundamental, é a firmeza. Não é uma ou a outra, são as duas juntas. Amor claro e reconhecimento de limites. A partir dos estudos e formação de Análise Sistêmica, com enfoque na abordagem Bert Hellinger®, e pensando na melhoria da Educação, sendo a única base para o futuro, desenvolvemos uma palestra para a escola, gestores, pais, alunos e professores, saiba mais aqui.

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Márcio Ferreira e Angélica Olvera – Seminários Bert Hellinger® 2016

Na Pedagogia Sistêmica recuperamos a alegria por viver, e é a força que levamos a aula. Imaginemos os professores usando o amor que lhes é comum, porém tomando a força de seus próprios pais, e daí fluindo para seus alunos; e imaginemos o amor dos pais de seus alunos fluindo através deles; isso é poderosíssimo. Toda a diferença é educar no amor, fluindo desde a ordem. Sem ordem, não flui o amor; não tem a mesma força e, portanto, o mesmo impacto. O amor dos pais fluindo nos filhos é a força na educação.

A visão da Pedagogia Sistêmica é belíssima, porque vê nas atitudes disfuncionais dos alunos, somente uma mostra profunda de amor; uma lealdade incondicional ao pai, uma lealdade incondicional à mãe. A última oportunidade que temos como pais de família, de participar de maneira poderosa e eficaz na vida de nossos filhos é na adolescência; e hoje, os filhos, os alunos, precisam muitíssimo dos adultos, precisam de uma participação afetiva e generosa, desde declarar que o processo educativo se leva a cabo, principalmente, através do trabalho dos pais; neste ponto, baseia-se a diferença.

Maiores informações:

(16) 3102-1214

contato@psicologoemribeirao.com.br

 

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Clínica de Psicologia Márcio Ferreira

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