Escola, qual o seu problema?Não é de hoje que a Educação passa por grandes momentos de crise, falhas e cobranças. Na lista dos grandes desafios a serem encarados hoje dentro da escola constam também a indisciplina, as dificuldades de aprendizagem, os problemas psicológicos e comportamentais. Mesmo com os cursos de capacitação oferecidos, os docentes ainda não se encontram preparados para enfrentar a diversidade e os problemas sociais que se refletem na sala de aula.

Como se não bastasse, os cursos de Pedagogia e formação continuada, não preparam realmente os docentes para exercer sua prática e solucionar os inúmeros conflitos que surgem nesse longo percurso. Atuando continuamente na Educação Básica, é nítido a presença da fadiga entre os docentes e o grande fardo que carregam nas costas, grande índice de fracasso escolar conforme apontam as pesquisas. Mas de onde vem o problema?

Julgar ou apontar uma causa específica ou até mesmo alguém, seja do campo gestor administrativo da instituição, ou pais e alunos, é manter-se preso em falsas soluções que aliviam o sobrepeso imposto e acolhido dolorosamente pelos profissionais da educação. Também não podemos esquecer que esse todo institucional, público ou privado, é um sistema que muito têm-se a revelar sobre as condições de ensino no país.

E se lhe dissesse que a solução é simples? Pois é muito simples, acredite!

A Pedagogia Sistêmica, com abordagem Bert Hellinger, permite descrever e compreender diferentes tipos e níveis de fenômenos que surgem no processo de ensino e aprendizagem, bem como em contextos onde ocorre: a escola e casa. A atenção voltada para sub-sistemas educacionais, a interação e local de cada um dos elementos que compõem esse todo, alcança uma maior funcionalidade com um vasto conjunto de noções, encarando a realidade vivenciada no âmbito escolar e revelando os verdadeiros fatores que contribuem para uma educação doentia.

A sistêmica na área da educação facilita a observação desse sistema como um todo, atende todos os sistemas e o lugar de cada um dos elementos para uma maior compreensão dos problemas escolares. A Pedagogia Sistêmica promove a aprendizagem dos alunos mediante o trabalho conjunto com os pais de família, para educar escola e família, levando em conta o que há oculto nos sistemas familiares e escolares que impedem uma criança de crescer. Através do olhar Pedagógico Sistêmico, que está presente em vários países do mundo e vem crescendo muito no Brasil como uma das alternativas sistêmicas terapêuticas, a técnica pode ser aplicada em situações de desintegração, de dificuldades de aprendizagem, de problemas comportamentais, em conflitos e quaisquer problemáticas que surjam no sistema escolar direta ou indiretamente.

Se você busca solução, esta no lugar certo!

 

PALESTRA PEDAGOGIA SISTÊMICA - Escola, qual o seu problema?

 

A Clínica de Psicologia Márcio Ferreira e Bem Estar Sistêmico, dirigidos respectivamente por Márcio Ferreira e Roberta Paíno, fortalecem esta parceria para auxiliar os profissionais da educação, entre eles gestores, professores e toda equipe e, os pais presentes na comunidade escolar.

Hoje é reconhecida como uma ferramenta poderosa e abrangente que, além de, por si só possibilitar grandes passos em direção aos resultados desejados, potencializa e muito as aplicações de outras técnicas também poderosas a partir da identificação de padrões e dinâmicas que atuam de forma inconsciente através das pessoas e dos grupos nestes contextos, o participante pode então encontrar subsídios para ser agente de mudança na sua própria vida e ainda influenciar mudanças nos sistemas aos quais pertence (família, organização e outros grupos).

Diversas escolas em todo o mundo experimentam e apresentam relatos impressionantes sobre as transformações que ocorrem com alunos, professores e escolas com a aplicação dos princípios da Pedagogia Sistêmica. E você, vai perder esta oportunidade de mudar todos os paradigmas do âmbito escolar e evoluir todo o contexto educacional?

Leve hoje mesmo a palestra para seu âmbito escolar, para sua cidade e região, seja a mudança que você busca!

Maiores informações:

(16) 3102-1214

contato@psicologoemribeirao.com.br

 

Siga-nos:

Clínica de Psicologia Márcio Ferreira

Bem Estar Sistêmico

 

 

Pin It on Pinterest

Share This