PSICOTERAPIA

A Psicoterapia é um método de tratamento, uma aplicação dos conhecimentos da Psicologia e da Psicopatologia na clínica psicológica, sendo também chamada de Psicologia Clínica.

A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais, estados de sofrimento, conflitos interpessoais, etc.

A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.

A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões relacionamento interpessoal. Os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos, favorecendo a ocorrência de inúmeras doenças.

Em alguns casos, a Psicoterapia cumpre também uma função de educação para a vida, oferecendo um espaço de aprendizado, com instrumentos e conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida. Esta função torna-se fundamental em situações de desestruturação decorrente de crises ou casos de imaturidade psicológica, quando a pessoa se sente verdadeiramente inapta para lidar com os enfrentamentos e dificuldades em sua vida.

Aplicações da psicoterapia

Benefícios da psicoterapia

A psicoterapia é um processo que permite transformações profundas da pessoa, com resultados evidentes em diversas situações como:

 

  • Tratamento de transtornos psicológicos como transtorno do pânico, fobias, transtorno dissociativo, depressão, anorexia, estresse pós traumático etc.
  • Tratamento de transtornos de personalidade  como transtorno borderline, transtorno esquizóide, transtorno paranóide, etc
  • Trabalho sobre conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais que podem produzir ou contribuir para o sofrimento psicológico.
  • Elaboração de crises existenciais, de transições difíceis (luto, crises profissionais, etc) e dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, etc.)
  • Desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento, aprendendo a dialogar com os estados internos, a regular os estados emocionais e adquirir autonomia.
  • Desenvolvimento da capacidade de auto-observação e autorreflexão
  • Sair dos padrões estereotipados e criar novas narrativas de si, novos modos de compreender e conduzir a própria vida
  • Desenvolver habilidades interpessoais como capacidade empática saber se colocar no lugar do outro, capacidade de comunicação, assertividade, resolução de conflitos, etc.
  • Fortalecimento psicológico, ampliação da resiliência –  para aumentar a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida apresenta.
  • Favorecer a saúde integral, física e psicológica
  • Busca de sentido existencial
  • Amadurecimento psicológico

Localização

Av. Anhanguera, 414 - Ribeirão Preto/SP

Fale com Psicólogo


MÁRCIO JOSÉ FERREIRA

PSICÓLOGO CRP 06/129515
Pedagogo / Pós-Graduado em Saúde Mental

Fone: [16] 3102.1214 / 4141.3041

Av. Anhanguera, 414 – Alto da Boa Vista | Ribeirão Preto/SP
contato@psicologoemribeirao.com.br

Pin It on Pinterest

Share This